O indivíduo que criou a expressão “pisar em ovos” provavelmente nunca circulou pelo Centro de Porto Alegre. Se tivesse, certamente diria que situações delicadas nos deixam “pisando em calçadas”. Buracos, desníveis, lajotas soltas e até mesmo falta de pavimentação são problemas comuns nos passeios públicos nesta região da cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), em 2008, a Divisão de Controle executou 490 ações fiscais para calçadas, entre notificações e autos de infração. Deste total, 60% foram aplicados no Centro da cidade.
Para conscientizar a população que as calçadas devem ser conservadas a Secretaria lança este mês uma campanha que busca um diálogo entre a Prefeitura e os cidadãos. “No primeiro momento serão realizadas caminhadas pelas ruas da Capital nas quais a Smov vai incentivar proprietários e usuários de imóveis a recuperar as calçadas, sem multar. Estas ações devem iniciar pelo Centro, onde o volume de notificações é maior”, informa a assessoria de imprensa do órgão.
O cronograma de atividades está sendo elaborado e conta com o apoio de entidades sociais, como clubes de mães, associações de moradores e grupos de terceira idade.
As proprietárias de saltos estratosféricos agradecem a medida tomada pela Prefeitura. Com calçadas bem conservadas preservam seus pés e tornozelos e, claro, não correm o risco de "detonarem” seus pares.
Curiosidades
*A manutenção das calçadas privadas é de responsabilidade do proprietário ou do inquilino de um imóvel, seja ele residencial ou comercial.
*As calçadas públicas ficam a cargo da Prefeitura.
*Para registrar queixas ou denunciar alguma irregularidade o cidadão deve ligar para 156 ou enviar email para falesmov@smov.prefpoa.com.br
*Proprietários de calçadas em mau estado podem ser multados pela Divisão de Controle da Smov. O valor da multa de passeio é em unidades financeiras municipais (UFM), que é modificado anualmente. Atualmente a multa é de R$ 924,51.
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Passarelas urbanas
Postado por marcela às 14:37
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário