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quarta-feira, 1 de abril de 2009

Fixação por sapatos vem do berço





E se a Cinderela não tivesse perdido o seu sapatinho de cristal? Já pensou na Dorothy sem o sapato de rubi? E no famoso gato de Charles Perroult de pés descalços?
Bom, Cinderela provavelmente estaria solteira até hoje. Dorothy nunca teria voltado para a sua terra natal. E o Gato de Botas seria apenas mais um vira-latas rolando pelas ruas.
Estes contos infantis ilustram perfeitamente uma constatação: mulheres gostam de sapatos desde menininhas. A paixão pelos pares não espera a fase adulta para se manifestar. Prova disso é o momento quase mágico vivenciado pelas pequenas quando vestem as roupas da mãe e calçam o sapato mais alto que vêem pela frente.
Este ritual, segundo psicanalistas, é uma espécie de projeção, no qual as meninas buscam se espelhar nas mães. Sigmund Freud vai além, afirma que o gesto de se apropriar do calçado materno é quase que uma tentativa de seduzir o pai.
Longe das teorias que buscam razões para tal comportamento, a fissura das pequenas por sapatos pode ser comprovada através de números. A Calçados Bibi, empresa de Parobé – RS, pioneira na produção de calçados infantis no Brasil, percebe através do seu relatório de vendas que a compra de sapatinhos para meninas é maior. “A média de venda é de 40% para eles e 60% para elas”, diz a gerente de marketing da empresa, Camila Kohlrausch. Para ela, o fato de as mulheres desde cedo terem uma grande preocupação com a estética é decisivo para este comportamento. Camila conta que as pesquisas realizadas pela marca mostram a diferença no comportamento de consumo das mães de meninos e de meninas: elas têm em média 10 pares de calçados, quanto eles, apenas 3.
Karen Souza, vendedora da loja da Bibi do Bourbon Shopping Ipiranga atesta a confirmação. Karen conta que as meninas de hoje têm muito mais autonomia e que entram na loja e escolhem o calçado que querem. “Com dois anos elas já escolhem os modelos sozinhas”, comenta. Ela observa que às vezes as mães interferem na compra, mas na maioria dos casos são as pequenas que decidem.
Para ela, que acompanha o dia-a-dia do processo de compra não há dúvidas: os calçados para as meninas são campeões de venda. “Até porque a coleção para elas é bem maior e traz mais opções. Enquanto os meninos escolhem tênis, as meninas podem decidir entre sapatilhas, botas, sandálias”, justifica.

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