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quarta-feira, 6 de maio de 2009

Assim nascem os sapatos



Com a proximidade do dia das mães, nada mais propício do que explicar como acontece o nascimento dos nossos queridos sapatinhos.
Eles são lindos.
Ficam ótimos quando expostos em vitrines bem decoradas. Melhor ainda quando estão enfileirados em nossos armários.
Porém até eles chegarem às lojas e depois aos nossos lares – onde têm um lugarzinho especial, reservado, os esperando – passam por um grande processo que vai desde o estudo de tendências de moda até o encaixotamento e envio ao comércio.
Segundo a autora do livro “Sapatos - Uma festa de sapatos de salto, sandálias, botas...”, Linda O’Keefe, a produção de um único par envolve mais de 100 operações, entre pesquisas e desenvolvimento.
O primeiro passo é saber o que vai se usar nas próximas estações. “Os responsáveis pelo desenvolvimento viajam para os grandes centros urbanos do mundo e verificam as tendências. Também recebemos um material do Bureau Promostyl”, explica Fabio Steffen, do departamento de marketing de um grupo calçadista gaúcho.
Depois deste processo vem a criação dos temas das coleções, que guiam os modelos a serem confeccionados de acordo com o perfil da marca, desenvolvimento dos protótipos e produção de amostras. “Fazemos as amostras dos sapatos em numeração 35 e levamos para as feiras, onde os calçados são comprados e, a partir do volume de vendas, investimos em matrizes e navalhas para produção de sapatos em toda a numeração”, diz Steffen.
Na empresa, a produção dos cabedais (vide imagem) é terceirizada, e, quando chegam à fábrica, apenas precisam ser montadas com o resto do calçado (forro, acessórios, solado). Após o processo de montagem e finalização dos sapatos, eles são encaixotados e enviados aos lojistas.
Enfim chegam às vitrines e ao alcance dos nossos pezinhos.





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Di Pollini

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