Parece que a indústria calçadista também está começando a pensar verde. E não, não estamos falando só das tendências e cores para as coleções de inverno, mas sim dos Ecoshoes, sapatos ecologicamente corretos, com o design assinado pelo estilista Walter Rodrigues. O projeto, idealizado pela Assintecal, com participação da PUCRS, e financiamento da FINEP e do SEBRAE, surgiu através de intervenções criativas na busca de soluções em materiais alternativos para serem aplicados no processo produtivo, conforme informa Semira Martins, da acessoria de imprensa da Assintecal. "Para a composição dos calçados verdes foram selecionados materiais menos nocivos ao meio ambiente, a partir da Avaliação do Ciclo de Vida realizada pelo grupo de pesquisa acadêmica", afirma.
Segundo a estudante Fabiana Araújo Ribeiro, uma das participantes da inciativa, o objetivo do projeto é "desenvolver duas linhas de calçados femininos com componentes ecologicamente responsáveis". Alguns exemplos dos avanços conseguidos com as pesquisas são os saltos injetados com polímeros e fibras naturais, e o reaproveitamento de resíduos de PU (poliuretano). E é exatamente através do apelo ao eco marketing que os Ecoshoes pretendem conquistar seus clientes.
A má notícia é que nossos pezinhos ainda não podem desfrutar desses pares verdes, já que eles ainda não estão disponíveis no mercado. Segundo Fabiana, foram feitos apenas alguns protótipos para desfile. "Os calçados serão só serão produzidos se houver compradores", afirma.
Foto: divulgação
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Ecoshoes
Postado por marcela às 14:29
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário